Case entrega cadeiras de rodas a 150 usuários
“É muito gratificante fazer a entrega das cadeiras de rodas porque sabemos o quanto este equipamento é importante para a população que tem alguma restrição de locomoção”, disse Gisela Prado Moraes, fisioterapeuta do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao falar sobre o serviço de entrega de cadeiras de rodas, que é feito pela unidade. Nos últimos dias, o Case recebeu 150 cadeiras e os equipamentos já estão sendo entregue aos usuários cadastrados.
“O Case disponibiliza, com recursos próprios do Estado, nove tipos de cadeiras de rodas para os usuários que se cadastram na unidade solicitando o equipamento, e toda vez que fazemos a entrega é uma alegria tanto para nós funcionários, quanto para quem está sendo beneficiado. É um serviço muito gratificante. Nos últimos dias recebemos 150 cadeiras do fornecedor e somente ontem (22), entregamos 18 cadeiras de rodas e 14 de banho”, conta
Para se ter uma ideia, de janeiro a julho deste ano, o Case fez a entrega de aproximadamente 530 cadeiras de rodas e também de 104 bengalas, 61 andadores, 77 coletes, 18 órteses e 102 próteses, que também são disponibilizados para a população. “Temos uma demanda significativa para cadeiras de rodas e estamos sempre fazendo as entregas, conforme a ordem das solicitações. Os equipamentos de locomoção são disponibilizados para crianças a partir de dois anos a idosos. Já entregamos uma cadeira para um senhor que tem 104 anos”, comenta.
Entrega
Nesta quarta-feira, 23, por exemplo, a preposto Bruna Carla Rocha, que é responsável por retirar as cadeiras no Case e levá-las para o município de Tobias Barreto para serem entregues aqueles que fizeram a solicitação do equipamento, recebeu dez cadeiras de rodas.
“Venho com uma procuração de cada usuário do Case que reside em Tobias Barreto, e retiro, além de medicamentos, as cadeiras de rodas para levar ao município e fazer a entrega na casa dos solicitantes. Sempre que faço isso fico feliz porque sei o quanto é importante para eles esses equipamentos. Quando entrego as cadeiras é uma felicidade tremenda”, declara.
O coordenador do Case, Paulo Roberto Andrade, também ressalta que a entrega das cadeiras é um momento feliz para todos. “Fico feliz com cada equipamento que é entregue ao usuário e a SES e o Case estão melhorando cada vez mais esse sistema para beneficiar mais pessoas ainda”, frisa.
E o Sistema Único de Saúde (SUS) permite ainda que o beneficiado faça a cada dois anos a troca do equipamento de locomoção, como explica a fisioterapeuta do Case. “Sempre que fazemos a entrega das cadeiras, passamos orientações quanto ao uso e a conservação dos equipamentos e o SUS permite que a cadeira seja trocada a cada dois anos, o que é bom também para os beneficiados”, disse.
Retirada das cadeiras
Embora haja várias solicitações de cadeiras de rodas no Case, segundo Gisela, algumas pessoas são comunicadas sobre a chegada do equipamento, mas não comparecem a unidade para retirá-lo.
“Precisamos fazer um alerta porque muitos usuários fazem o cadastro, solicitam o equipamento, mas quando a cadeira chega, eles não vem retirá-las. Após entrar em contato com o usuário, esperamos ainda uma semana em média, mas caso o solicitante não apareça, entramos em contato com outro usuário para ele ser beneficiado. Não podemos deixar cadeiras de rodas um tempão paradas no Case, se tem pessoas precisando delas. Por isso, se se houve a solicitação, é importante o usuário vim ao Case retirar o equipamento”, conclui Gisela.
Fonte: www.clicksergipe.com.br
Tags